22.04.2012

O Papa durante o Regina Caeli: 'Cristo abre-nos à felicidade apesar de um mundo marcado pelo sofrimento"

regina.caeli.jpegNeste domingo 22 de Abril, Bento XVI encontrou nomeações place Saint-Pierre às 12h00, com os fiéis para a oração mariana do Regina Caeli. O Papa recordou que em um mundo marcado pelo mal e o sofrimento, a dor e o medo, a Cristo hoje ainda, apenas dê sua paz. No decorrer da oração mariana, Bento XVI exortou ainda os sacerdotes, pais e catequistas a preparar-vos bem para a primeira santa comunhãΜes, que muitas vezes são celebradas durante o tempo pascal, com muito fervor mas também com sobriedade. O Papa tenha ainda referido a beatificação a eva no México de Maria Ines Teresa del Calle Santisimo Sacramento, mexicano religiosa fundadora das Clarissas de Missionários muito Santo Sacramento. "Damos graças a Deus por esta filha exemplar da terra mexicana, que tive a alegria de visitar recentemente e que tenho ainda no tribunal.", AINDA assegurada Bento XVI.

Leia a seguinte

21.04.2012

Devemos ter medo do Islão?

islam.jpeg

Este é o título de um folheto publicado pela edições Bayard, na série "As folhas acredita", em parceria com a Secretaria de relações com o Islão da Conferência dos Bispos da França (1), e disponíveis em quantidade de expositores das portas da nossa igreja desde o mês de Fevereiro.

A resposta a esta pergunta é a de uma "abordagem" que alega go" entre ingênuo" e "rejeição" (p. 3), e que, para isso, não hesitar em recorrer ao processo hediondos do amálgama, que, na realidade, evitou a ingênua, porque a consciência não existe, e a rejeição, pois a cooperação na nossa islamização existe, como vou demonstrar abaixo.

Os leigos no coração da reunião da Comissão sobre a Igreja na China

bxvi.china.jpegUma nova reunião da comissão criada em 2007 pelo Papa Bento XVI instituiu para estudar as questões de maior importância relativas à vida da Igreja Católica na China, será realizada no Vaticano na próxima semana, de 23 a 25 Abril próximo. Segundo um comunicado de imprensa da sala de imprensa da Santa Sé, a tónica será colocada este ano sobre a formação dos fiéis leigos à luz da situação da comunidade católica na China e no contexto do ano da fé. UMA particular atenção será dada aos progressos realizados no decurso da formação dos sacerdotes, das pessoas consagradas e dos seminaristas e o que ainda está por ser feito para a sua preparação para as tarefas do seu serviço.

Redes sociais, uma inovadora ferramenta para a Igreja

rome, seminaire, cmmunication, eglise, universite pontificale de la sainte croix, cardinaux, archeveques, journalistes, medias, pierre durieux, lyon, cardinal barbarin, reseaux sociaux, twitter, facebook, jeunesDe 16 de Abril a 18 foi realizado um seminário em Roma sobre a comunicação da Igreja. Este encontro, organizado pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, é realizada a cada dois anos desde 1997. O seminário reuniu este ano várias centenas de participantes de todo o mundo, representantes dos diferentes serviços de comunicação dentro da Igreja. Cardeais, Arcebispos, comunicativo ou mesmo media jornalistas cristãos, todos puderam trocar suas experiências e idéias para encontrar a melhor maneira de falar sobre a vida da Igreja, para partilhar.

Leia a seguinte

O povo da viagem se reuniram em Lourdes

affich.pngO assistente eclesiástico nacional da França dos ciganos e habitantes da viagem organizada até este domingo 22 de Abril um comício na Cité Saint-Pierre em Lourdes. Durante três dias os Ciganos, Manouche, Rom, Yenish Gadje, e compartilhar momentos de oração, de comércio e festivas. Os delegados das 14 províncias têm várias actividades pastorais, e mesas redondas permitem-lhe fazer a ligação com o tema que tem apoiado o reflexo da capelania nestes últimos três anos: "viver em Igreja com nossos irmãos, a Palavra de Deus alimenta a nossa fé em Cristo ressuscitado".

Leia a seguinte

20.04.2012

CHINA - Mais de 22.000 batismos administrados no seio da comunidade católica continental a Páscoa

shanghai, paques, chine, baptemes, faith, hebei, evangelisation, eglise, catechisme, dioceses, hong kong, Shi Jia Zhuang (Agência Fides) - Segundo as estatísticas que o Centro de Estudos da fé de He Bei conseguiu recolher até 19 de Abril e foram enviadas à Agência Fides, na Páscoa 2012, 22.104 batismos foram administradas, no continental comunidades catï¿ ½icas. Apesar deste resultado, "a comunidade está plenamente consciente da necessidade de um maior empenho em favor da evangelização". "É verdade que existem as Dioceses que não concentrar todos os batizados na Páscoa, segundo o ciclo do catecismo ou outras solenidades da Igreja - destaca o responsável do Centro de Estudos sobre fé - mas não podemos deixar de levar em consideração que mais de 22.000 batismos na Vigília Pascal da comunidade católica, como o nosso, que tem mais de 6 milhões de seguidores, representam apenas 0,33 % do total. Por outro lado, no âmbito da Diocese de Hong Kong, que tem 360.000 fiéis, havia 3.500 batismos na Páscoa representando 0,97 % da comunidade. Assim, temos de considerar e possibilitamos que a fim de promover a evangelização".

Leia a seguinte

17:46 Écrit par Père Walter dans Actualité | Lien permanent | Commentaires (0) | Envoyer cette note | Tags : shanghai, paques, chine, baptemes, faith, hebei, evangelisation, eglise, catechisme, dioceses, hong kong | | Del. icio.us | | Digg! Digg | Facebook |

As Associações Familiares Católicas desafio dos candidatos à presidência francesa

afc.jpegA campanha para as eleições presidenciais em França, este não é apenas o caso de candidatos e partidos políticos, ela é também a oportunidade para a empresa e os cidadãos para fazer ouvir as suas vozes e manifestarem os seus pontos de vista, e até mesmo apresentar propostas. O IPP, a Associações Familiares Católicas tiverem publicado um panfleto sobre a intenção do dez candidatos relativas à família sob seus diversos aspectos: o casal e a família, fundada no matrimônio; a ecologia humana, em outras palavras a atenção aos mais frágeis; educação para as famílias ver as suas competências acrescidas; e a política de família.

Leia a seguinte

Cáritas lança as bases para uma campanha internacional de luta contra a pobreza

caritas.jpegUm casal da Caritas da América do Norte, América Latina, África, Oceania e Ásia se realizou esta semana em Roma, de 16 a 18 de Abril, para rejeitar os primeiros fundamentos de uma advocacia campanha a nível mundial contra a pobreza. Todas as Caritas, quer 164 membros, apresentava de 5 continentes vão participar nesta campanha, o primeiro do seu género, que começará no outubro de 2013. Durante a primeira consulta, na capital italiana, os participantes começaram a definir temas de interesse comum para os diferentes países e culturas diferentes. Eles começaram também uma reflexão sobre os meios para agir para fazer evoluir a luta contra a pobreza.

Leia a seguinte

Bento XVI: "a Palavra de Deus não é uma coisa, mas um poder inerte da vida"

bible.jpeg"A palavra de Deus não permanece preso na escrita, mas é um poder de vida cuja compreensão está crescendo com a ajuda do Espírito Santo". Esta é a mensagem emitida pelo Papa em uma mensagem enviada ao Cardeal William Levada, presidente da Pontifícia Comissão Bíblica sobre a ocasião sua reunião plenária anual. Realizou-se no Vaticano sobre o tema "inspiração e verdade da Bíblia".

Leia a seguinte

19.04.2012

Bioética e eleições presidenciais 2012

genethique.jpeg


Na véspera do primeiro turno das eleições presidenciais, Genethique propõe identificar os diferentes tomadas de palavras e posições dos candidatos sobre temas da bioética que eles levantaram.


Genethique transcritas aqui as citações encontradas na imprensa, sobre a campanha sites ou por ocasião das intervenções públicas.

Todas as notas