06.05.2012

Catequese e nova evangelização intimamente ligada

1_0_585605.jpegFoi em Roma, e sob os auspícios do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que será realizado de 7 a 10 de Maio, o XII Congresso Europeu da catequese, que prevê a participação de bispos e muitos dirigentes nacionais da catequese.


A reflexão eclesial sobre a Nova Evangelização, a perspectiva do ano da fé, bem como do 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, focalizamos a organizadores de concentrar as conferências, as conversas, e as trocas com o tema: "a iniciação cristã na perspectiva da nova evangelização", com atenção especial para as crianças de 7 a 16 anos.

Leia a seguinte

Regina Coeli: "permaneçam unidos a Deus"

1_0_585600.jpeg"É essencial permanecer sempre unidos a Deus, sem ele, o cristão pode fazer nada". Bento XVI recordou a oração do Regina Caeli, comentando o Evangelho deste quinto domingo da Páscoa. Antes os fiéis reunidos place Saint-Pierre , na chuva, o Papa congratulou-se igualmente com a novos guardas suíços, que vêm prestar juramento, e seus familiares.

Leia a seguinte

05.05.2012

"A batalha do Vaticano" por Christine Pedotti

1_0_585046.jpegNo seu último livro, "a batalha do Concílio Vaticano II" entre plon, Christine Pedotti escolheu a forma do conto, para ajudar-nos reviver, do Interior, evento que a magnitude e a importância histórica para além muito largamente a única Igreja Católica. O anúncio da convocação do Conselho por João XXIII, a 25 de Janeiro de 1959, para seu fechamento por Paulo VI, a 8 de Dezembro de 1965, faz-nos reviver cada um dos destaques que marcaram esses seis anos: debates, crises, discouragements, avançadas. O autor baseia-se na as melhores fontes, relatados no final do livro: documentos do Concílio, trabalhos dos historiadores contemporâneos, crônica e jornais do evento, ceroulas. E sente uma das primeiras páginas "imergir" na história do Conselho.

Leia a seguinte

Nos Estados Unidos, é necessário reafirmar a identidade das escolas católicas

1_0_585503.jpegEste sábado 5 de Maio de 2012, Bento XVI recebeu um grupo de bispos americanos ao final de sua visita Limina visita ao Vaticano. "Não é exagerado afirmar que uma sólida formação na fé aos jovens representam o desafio mais importante e urgente que a comunidade cristã deve enfrentar no seu país", afirmou o Papa seu. No seu discurso, Bento XVI tem convida assim os bispos a garantir que as escolas católicas norte-americanas reafirmam sua identidade própria.

Leia a seguinte

Os sacerdotes exortação à oração e à votação em boa consciência

france, elections, presidentielle, niclolas sarkozy, françois hollande, pretres, eveques, catholique, voter, arnaud duban, guy gilbert, claude herbach, olivier humann, arthur de leffe, francois potez, florian racine, jean-philippe rendlerO que é vai jogar no escrutínio neste 6 de Maio, em França muito para além das fronteiras do nosso país e a clivagem direita-esquerda.

Vai cometer, não só, uma certa ideia de França mas do homem. Amanhã, com o nosso voto, isto é não em favor ou contra um homem, mas para ou contra "o desenvolvimento do homem todo e de todos os homens" (Bento XVI) que temos de emitir um parecer.

Com você, como cristão, é nosso dever analisar cuidadosamente, à luz do ensinamento da Igreja, o que procuraremos, o programa de cada candidato. Para você, como sacerdotes, é nossa responsabilidade ajudá-lo com isto.

Na linha reta da Tradição da Igreja, substituindo o piso dos nossos bispos, queremos lembrar que, dentre os primeiros princípios e inelutável com que é, para um cristão, impossível de compromisso, há em primeiro lugar:

"A observância e a defesa da vida humana, desde a sua concepção até ao seu fim natural, a família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, a liberdade de educação dos filhos e na promoção do bem comum em todas as suas formas" (ver Bento XVI, citado pelo Padre Mateus Vermelho, director do Serviço Pastoral de Estudos Políticos em acreditar, Abril de 2012 e declaração dos Bispos da França "o que votar para que tipo de sociedade? "Nenhum 1.2.3.4.9.11 )

O respeito por estes princípios depende, com efeito, um mais equilibrado e justo a companhia nas áreas sociais, económicos, políticos e financeiros.

A consciência de cada uma das estacas semi-lenhosas de eleição é, sem dúvida, a expressão de uma aspiração a uma revelação e um mais profundo respeito pela dignidade do homem. Mas é também, e acima de tudo, a expressão de uma busca profunda da pessoa que lhe permitirá descobrir, e a condizer.

Cabe-nos a nós, os cristãos, por ser testemunhas autênticas, que pertence ao permitir-lhes responder, e pelas nossas acções e pelas nossas palavras e pela oração.

Por isso, convidamos-vos neste sábado, você para transformar qualquer especialmente para Maria, chamada aos nossos desejos "a [nossa] irmãos e irmãs da França, os dons do Espírito Santo, ... " (Bx Jean Paul II), a fim de que Deus "dá a todos a possibilidade de conhecer aquilo que ele deve fazer e a força de cumprir".

Na alegria do Ressuscitado e na comunhão com os nossos bispos, garantimos a nossa oração.

Pai Arnaud Duban (Paris), Padre Guy Gilbert (Paris), Padre Claude Herbach (moinhos), Padre Olivier Humann (Paris), Padre Arthur de franquias Leffe (Toulouse), François Potez (Paris), Pai Florian Raiz (Toulon), Pai Jean-Philippe Rendler (Estrasburgo).

Leia a seguinte

04.05.2012

Miguel De Salis, o Vaticano II e a nova evangelização

medium_logo.jpegROMA, sexta-feira 4 de Maio de 2012 (ZENIT.org) - aprofundar os ensinamentos do Concílio Vaticano II com a perspectiva de uma "hermenêutica da reforma", ao serviço da nova evangelização e ano da fé: é o driver wireless do congresso internacional organizado a 3 e 4 de Maio pela faculdade de teologia da Universidade Pontifícia da Santa Croix sobre o tema: "Vaticano II: o valor permanente de uma reforma para a nova evangelizaï¿ ½o" (cf. Zenit 2 de Maio de 2012).

Zenit tem-se deparado com a este respeito o P. Miguel de Salis, professor associado da eclesiologia e ecumenismo na Pontifícia Universidade da Santa Croix e membro da comissão organizadora do congresso.

Leia a seguinte

Carta aos sacerdotes do mundo: o abuso sexual têm desfigurado a Igreja

1_0_585170.jpegPara servir a Igreja, os sacerdotes devem tender para a santidade. Essa é a mensagem central de uma carta publicada pela Congregação para o Clero romano. O texto, que traz a assinatura do cardeal prefeito Mauro Piacenza, fazer falta para não falar dos erros cometidos por alguns sacerdotes, humilhou o sacerdócio aos olhos do mundo, que traíram os agradecimentos que tinham recebido com sua ordenação e que deitavam sombra da suspeita sobre seus irmãos. A carta, enviada a todos os presbíteros do mundo, chamado ao arrependimento e perdão. Entretanto, além dos crimes horríveis que constituem os actos de pedofilia, o cardeal Piacenza está também preocupado com a attiedissement do ministério apostólico, fadiga, falta de entusiasmo.

Leia a seguinte

03.05.2012

CHINA - Primeiro de Maio ao ensinado numa intensa devoï¿ ½o mariana

china, 1er mai, devotion mariale, vierge marie, mois de marie, confirmations, ordinations, evangelisation, saint joseph, patron des travailleurs, journee mondiale de priere pour l'eglise en chine, he bei, cathedrales, wen zhou, zhe jiang, processions, paroisses, chapelet, pelerinages, xiao han cun, dioceses, tian jin, congres eucharistique, pretres, religieux, religieuses, laics, jesus, christ, eucharistie, yang cheng, su zhou, jiang su, evangelisation, tang shan, he bei, cliniques, ophtalmologie, han dan, soeur du saint esprit consolateur, Shi Jia Zhuang (Agência Fides) - a celebração do 1º de Maio por parte da comunidade católica chinesa continental tem sido caracterizada por numerosas iniciativas, marcadas por uma intensa devoção mariana por ocasião do início do mês de Maria, com a celebraï¿ ½o do confirmações e ordenações de diáconos, pelo empenho da evangelização e a festa de São José, padroeiro dos trabalhadores, tudo isto no porão do Dia Mundial de Oração para a Igreja na China, agendada para 24 de Maio.

Leia a seguinte

OPM: a nova evangelização tema de sua assembléia plenária

oeuvres pontificales missionnaires, rome, opm, assemblee generale, mgr vaccheli, congregation pour l'evangelisation des peuples, mission, evangelisation, nouvelle evangelisationObras Pontifícias Obras Missionárias (OPM) realizará sua assembléia geral anual da segunda-feira 7 de Maio no sábado 12 de maio em Roma. Os trabalhos serão abertos pelo Bispo Vaccheli, secretário adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente da OPM. O tema do encontro, que reunirá os diretores nacionais das OPM, é "missio ad gentes, paradigma da nova evangelização".

Bento XVI receberá os participantes desta assembléia sábado 12 de Maio, como o resultado do seu trabalho.

"Ciência e fé têm uma reciprocidade fecunda "

pape,benoit xvi,foi,raison,hopital,gemelli,rome,italie,universites,chirurgie,cardinaux,angela scola,milan,institut giuseppe toniolo,franco anelli,auditorium,polyclinique gemelli,epiphanie,jean paul iiFé e razão, ciência e razão: Bento XVI é o rendimento desta quinta-feira de manhã sobre o diálogo "frutuoso" que deve manter estas duas dimensões do homem durante um discurso no pátio da Policlínica Gemelli, sede da Igreja Católica Romana Universidade do Sagrado Coração. A visita surge por ocasião do qüinquagésimo aniversário da criação da faculdade de medicina e cirurgia da universidade. O Papa foi hospedado pelo Cardeal Angelo Scola, Arcebispo de Milão, e do presidente do Instituto Giuseppe Toniolo de Pós-gradua ção e pelo pró-reitor da Universidade vigário, Franco Anelli. Ele se encontrou com a comunidade universitária na esplanada do Auditório. Esta é a quinta vez que Bento XVI visita o Hospital Gemelli desde o início do seu pontificado. O 5 de Janeiro de 2011, véspera da Epifania, houve encontro com crianças cuidadas nos pavilhões diferentes. O nome desta Policlínica está agora ligado à memória de João Paulo II, que foi hospitalizado em diversas ocasiões. O último andar do hospital casas dos quartos estão reservados para o Papa.

Leia a seguinte

Todas as notas